A importância dos testes A/B

A importância dos testes A/B

Testar, testar e voltar a testar. Independentemente da plataforma e para bem do seu bolso, isto é uma regra que deve seguir sempre que possível.

Se em todas as decisões da nossa vida pudessemos testar os seus resultados práticos para optarmos pela melhor solução, não seria óptimo?


Mas afinal o que é um teste A/B?

Segundo a Wikipédia é "um método de teste de design através do qual comparam-se elementos aleatórios com duas variantes, A e B, em que estes são o controle e o tratamento de uma experiência controlada, com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação". Para melhor perceber vamos utilizar três exemplos.

1º Exemplo: Vamos desenvolver uma campanha de Google Ads para um cliente. Criamos dois anúncios com o mesmo conteúdo e variáveis, mas com o título diferente.

2º Exemplo: Vamos desenvolver uma campanha no Facebook para um cliente com dois anúncios que diferem apenas na imagem utilizada.

3º Exemplo: Vamos desenvolver duas landing pages para angariar subscrições na newsletter. Numa delas temos um botão de call-to-action com o texto “Subscrever” e na outra com a imagem de um envelope.

Estamos desta forma a dividir o tráfego de determinada página em duas versões, com o objectivo de testar se a mudança de uma variável bem definida gera resultados diferentes. É importante mudar apenas uma variável pois se as alterações forem mais profundas, existirão dúvidas sobre quais das variáveis alteradas geraram os melhores resultados. Depois de medidos e analisados, estes resultados permitem-nos optimizar a taxa de conversão, evitando uma menos boa alocação de investimento, bem como o desperdício de tempo e recursos.

Se para si é importante fundamentar todas as decisões tomadas, ter dados concretos para sustentar a opção de seguir determinado caminho em detrimento de outro, então não se esqueça de testar, testar e voltar a testar. Só assim irá compreender melhor o que funciona para o seu negócio, para assim poder repetir no futuro ou tomar acções para corrigir o que não funciona. O sucesso das campanhas de marketing digital pode depender disso.

Vamos conversar?